Jogo educativo ajuda a testar o que prova não testa

Metodologia Mind Lab usa jogo educativo, game de tabuleiro e virtual para ajudar alunos em habilidade social, emotiva, cognitiva e ética.

Num espaço quadrado fechado, dois caminhões e sete carros estão travando o caminho de um carro, que precisa sair. Para levar o carro até a única saída do quadrado fechado, o jogador pode movimentar os carros que estão no caminho para frente ou para trás, até o limite estabelecido por outro carro ou pelo muro.

O joguinho, que pode até parecer simples, foi adaptado e vem sendo aplicado a crianças e jovens do ensino fundamental para trabalhar raciocínio lógico, noção espacial, além de ensiná-los a respeitar regras, lidar com emoções e agir com responsabilidade. O jogo A Hora do Rush é um dos preferidos pelos estudantes cujas escolas adotam a Mind Lab.

A metodologia se propõe a usar games educativos, tanto os de tabuleiro de antigamente quanto os virtuais, para desenvolver quatro tipos de habilidades: as cognitivas, entre elas resolver problemas e tomar decisões; as sociais, como cooperar e colaborar; as emocionais, como ter autoestima, autoconfiança e responsabilidade; e as éticas, como respeitar a diferença e agir para o bem comum (veja quadro). crédito Regiany Silva/Porvir.

Metodologia Mind Lab usa jogo educativo, game de tabuleiro e virtual para ajudar alunos em habilidade social, emotiva, cognitiva e ética.

Segundo Claudio Franco, diretor de marketing e de novos negócios da Mind Lab, existem dois tipos de jogos, os de resolução de problemas, em que alunos formam duplas para descobrir a solução de uma questão posta, e os de estratégia, em que um aluno disputa contra o outro.

Cada um desses momentos foi elaborado para que os jogadores desenvolvam habilidades que nem sempre o ensino tradicional consegue. “O objetivo final dos jogos é que o aluno seja capaz de transferir o que ele aprende nos jogos para o seu dia a dia. Muito mais do que nas situações tradicionais de aula, os alunos aprendem a não ser impulsivos, a lidar com frustrações – aprendizados muito úteis na vida”, afirma o diretor.

Ainda de acordo com Franco, a metodologia se baseia em três pilares: os jogos de raciocínio, os métodos metacognitivos e o professor mediador. Os jogos são as brincadeiras educativas propriamente ditas, como o Hora do Rush descrito acima e outras centenas de exemplos.

Os métodos metacognitivos são formas de ajudar os alunos a desenvolverem suas estratégias ao longo de vários jogos – há o método do sémaforo, que orienta os jogadores a parar antes de agir para organizar o pensamento e tomar decisões conscientes; o do detetive, que recomenda que os alunos investiguem situações-problema a partir de perguntas sistemáticas e outros tantos (veja mais exemplos abaixo). Já o professor mediador é aquele que recebeu o treinamento para usar os jogos e estabelecer intercessões com o currículo e, com isso, possibilitar um aprendizado significativo.

Por enquanto, o sistema Mind Lab é vendido diretamente para escolas, que oferecem o serviço a seus alunos. Mas já está nos planos da empresa ter também a possibilidade de alunos individualmente poderem ter acesso a jogos virtuais. Parte do conteúdo será gratuito e, conforme o aluno queira ter mais acesso a funcionalidades e serviços, ele pode contratar planos mais sofisticados.

Metodologia Mind Lab usa jogo educativo, game de tabuleiro e virtual para ajudar alunos em habilidade social, emotiva, cognitiva e ética.
Metodologia Mind Lab usa jogo educativo, game de tabuleiro e virtual para ajudar alunos em habilidade social, emotiva, cognitiva e ética.

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