Vale a pena registrar domínios com acento e/ou cedilha?

Depende de sua situação. O custo-benefício é pequeno demais para justificar o alto custo do registro de domínios no Brasil se você tem vários domínios. Nós, por exemplo, analisamos e refletimos sobre o assunto. Nós temos milhares de domínios registrados no Brasil. Desses milhares, centenas poderiam ser acentuados. O custo do registro “duplo” desses domínios, pagando R$30,00 por ano para manter o endereço não acentuado e mais R$30,00 para o domínio acentuado, escalando no grande volume de domínios que nós temos, acaba não valendo a pena. Seria uma adição desnecessária de milhares de Reais aos custos da empresa, sendo que o custo benefício do endereço acentuado é pequeno demais.

Mas por que o custo-benefício é pequeno?

Começamos com o fato de que você jamais, em hipótese alguma, deve utilizar o domínio acentuado como seu principal domínio. Isso só gera confusão, além de alguns navegadores não estarem preparados para decodificarem o endereço acentuado, impedindo o internauta de acessar o site.

A única situação viável é utilizar o domínio sem acento ou cedilha como principal e registrar o domínio acentuado, redirecionando-o via .htaccess com redirecionamento permanente (301) para o endereço não acentuado. Assim sendo, a pessoa que digita o endereço com acento e/ou cedilha é automaticamente redirecionada para o endereço não acentuado.

O custo-benefício é pequeno porque a pessoa que eventualmente digita o domínio com acento ou cedilha no  navegador e encontra uma página não encontrada, em 99% dos casos a pessoa vai até o Google e digita o nome do site e nesses casos, geralmente o Google retorna o site procurado já na primeira posição dos resultados. Ou seja, a falta de acento no domínio, na maioria dos casos, não impede que os visitantes encontrem o site. A maioria dos internautas já está acostumada com o fato de que endereços da web não têm acento.

Se você tem poucos sites, ou até mesmo um único site e não se importa com o custo adicional para manutenção da versão acentuada, registre e configure um redirecionamento 301 para apontar o endereço acentuado para o endereço padrão do site sem acento/cedilha. Não espere obter grande benefício, entretanto. Em testes que nós realizamos com alguns domínios acentuados que registramos, a quantidade de pessoas que digita o endereço com acento/cedilha no navegador é ínfima!

About the author: Equipe NeuhausWeb